Tim Henman e Rafael Nadal foram surpreendentemente eliminados precocemente na segunda rodada do torneio de wimbledon nesta quinta-feira.
Tim Henman decepcionou sua torcida e perdeu em cinco sets para o russo Dmitry Tursunov 3/6 6/2 3/6 6/3 8/6 e deu adeus ao torneio. O inglês não deixava de ir a segunda semana (correspondente a no mínimo chegar as oitavas de final) de Wimbledon desde 1995. Rafael Nadal perdeu para o luxemburguês Gilles Muller em quatro sets: 6/4 4/6 6/3 6/4.
Chega ao fim mais uma participação de Tim Henman em Wimbledon. Dessa vez a torcida nem teve o gostinho de ver o ídolo local sequer chegar às oitavas de final do torneio. Henman havia chegado por quatro oportunidades nas semi-finais, seguidas, de 99 a 2003. No ano passado foi eliminado nas quartas de final. Ele nunca ganhou um Grand Slam, e a cada ano que passa sem o título na Inglaterra, deixa a torcida mais frustrada.
Na primeira rodada o britânico esteve por um fio para ser eliminado. Esteve atrás 2 a 0, mas conseguiu ótima virada diante do finlandes Jarkko Nieminen. Parecia ser um prenúncio da queda precoce dois dias após. E ela veio. Henman deve cair bastante no ranking. Ele somou apenas 35 e defendia 250, logo perderá 215. Deixará o grupo do Top Ten, onde hoje é o 9o. colocado.
No jogo de hoje, Henman começou bem, quebrou o russo logo de cara e administrou para vencer por 6/3. Alternando altos e baixos, Henman desfocou e não foi páreo no segundo set. Com duas quebras o russo empatou o jogo: 6/2.
Os dois sets seguintes foram semelhantes aos dois primeiros. Henman marcou no terceiro 6/3 e Tursunov 6/3 no quarto. O quinto e decisivo set foi o mais duro. Ambos jogaram no mesmo nível e o equilíbrio mostrou o placar. O russo concretizou melhor as oportunidades e fez 8/6 para decretar o fim do veterano Tim Henman, 30 anos.
Tursunov terá pela frente na terceira rodada o alemão Alexander Popp que passou pelo australiano Wayne Arthurs em cinco sets: 6/3 6/7 (7/4) 3/6 7/6 (7/4) 14/12.
Rafael Nadal
A sensação do ano Rafael Nadal mostrou não estar ainda adaptado ao piso de grama. O espanhol tentou, venceu um set, mas não aguentou o jogo do luxemburguês Gilles Muller e caiu na segunda rodada na quadra um do All England Lawn Club, no bairro de Wimbledon, Londres.
Nadal escorregou diversas vezes na quadra e literalmente não se sentia confortavel assim como nó pó de tijolo que lhe valeram seus seis títulos desta temporada. Muller, número 69 do mundo, que passou por Felix Mantilla na primeira rodada jogando apenas um set — Mantilla se retirou por contusão — , foi pra cima e com confiança conquistou um belo triunfo sobre o quarto cabeça de chave e terceiro jogador no ranking mundial.
Muller é o único jogador de Luxemburgo, pequeno país colado na Alemanha, a jogar o torneio de wimbledon desde a Era Aberta do tênis que começou em 1968.
Nadal teve a chance de se tornar o primeiro jogador, depois de Bjorn Borg, em 1980, a conquistar Roland Garros e Wimbledon juntos.
Mas este foi apenas o terceiro evento na grama que o espanhol disputou na carreira.
Muller enfrentará na terceira rodada o francês Richard Gasquet, campeão em Nottingham. Gasquet derrotou o belga Gilles Elseneer em quatro sets: 7/6 (9/7) 7/6 (7/3) 6/7 (7/3) 6/2.