Impossível. Assim está o italiano Fabio Fognini, 19º do ranking da ATP, na segunda etapa da temporada europeia sobre o saibro. Com invencibilidade de 13 partidas, Fognini jogará em Umag, na Croácia, sua terceira final consecutiva. Ele aguarda por Robredo ou o compatriota Seppi.
Em uma partidaça de 1h55 de duração, Fognini viveu altos e baixos como há muito não vivia, mas fechou o placar diante do ex-top 10 e atual 56, Gaël Monfils, em 6/0 3/6 7/6 (3).
Campeão de Stuttgart e Hamburgo, ambos na Alemanha, o italiano busca seu terceiro caneco seguido e o terceiro da carreira. Seu rival será o espanhol Tommy Robredo, 28º, que bateu o italiano cabeça 2, Andreas Seppi, por 6/3 2/6 6/4. Robredo tem histórico de 3 a 1 contra Fognini e buscará o 12º troféu do circuito.
Com apenas 18 minutos, Fognini mandou na primeira etapa, viu o rival vencer apenas seis pontos e fechou o set com pneu.
Confiante, o italiano entrou relaxado no segundo set, viu o rival conquistar a quebra de saque logo no inicio da disputa e abrir 3/1. Fognini, que já havia perdido a cabeça, não resistiu as investidas do francês e cedeu nova quebra no sétimo game e administrou o placar.
O italiano se deu conta de que reclamar e gritar pouco ajudaria em seu jogo e entrou no terceiro set com nova postura e voltou a endurecer a partida contra Monfils. Fognini chegou a abrir 5/0 e saque para a partida, mas cometeu os erros não-forçados e viu o rival conquistar a quebra e jogar como quem não tinha nada a perder. Enlouquecido consigo mesmo, Fognini perdeu os seis games seguintes e precisou se recompor ao sacar para levar a partida ao tiebreak.