X

Nalbandian se recupera e pode voltar a tempo da Copa Davis

Sexta, 26 de julho 2013 às 15:11:21 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Ariane Ferreira - O argentino David Nalbandian, ex-top 3 e atual 190 do ranking, está se recuperando melhor que o esperado das cirurgias no quadril e ombro direito e aumenta suas chances de retornar a tempo das disputas de semifinal da Copa Davis.

De acordo com informações obtidas pela reportagem do Tênis News junto a pessoas ligadas ao tenista e na imprensa argentina, Nalbandian está se recuperando melhor que o esperado da cirurgia no quadril, "que era a que mais preocupava".

A informação de que David responde bem ao tratamento e as sessões de fisioterapia animaram o capitão argentino na Copa Davis, Martin Jaite, de acordo com reportagem da Fox Sports local. Jaite não trabalha com a hipótese de não poder contar com a experiência de Nalbandian para a disputa de semifinal do torneio entre países diante da República Tcheca, em Praga, entre 13 e 15 de setembro, mesmo com a ascensão recente de Federico Delbonis, afirmaram fontes ligadas a AAT (Associação Argentina de Tênis).

A comissão técnica da Copa Davis tem no sub-capitão, Mariano Zabaleta, o principal elo de informação sobre o atual estado de David. Zabaleta, que é amigo pessoal do tenista, foi quem tornou pública a informação de que David Nalbandian se aposentaria caso a Argentina fosse elimina pela França na etapa de quartas de final da Davis.

Nalbandian passou por um processo cirúrgico de seis horas em 3 de maio deste ano em Barcelona, na Espanha. Nele, foram realizadas intervenções no ombro direito, com o intuito de amenizar sensações de dores e dormência no local, e no quadril (lado direito), onde o argentino sentia fortes dores.

O processo pós-operatório foi feito em Barcelona e David voltou à Argentina em junho para acompanhar o nascimento de sua primeira filha, Sossie.

Em Córdoba, sua cidade natal, o argentino seguiu com a fisioterapia e demais tratamentos e tem apresentado evolução além do esperado no trabalho com o quadril e dentro do esperado com o ombro. De acordo com informações extra oficiais de sua equipe, Nalbandian deve antecipar seu retorno aos treinos em uma ou semanas antes do previsto, que era para o fim de agosto.

Entretanto, há uma grande preocupação, pois em 2009 Nalbandian operou o lado esquerdo do quadril, tinha previsão de volta de três meses, mas precisou de sete para se recuperar e com o fraco trabalho físico feito, ganhou uma lesão no abdômen que o tirou de combate por mais um mês. “Mesmo com o prazo curto, David quer estar bem fisicamente”, diz a fonte que afirma que o cordobês está trabalhando forte em seu fortalecimento muscular.

No inicio da próxima semana, Nalbandian passará por uma bateria de exames e testes físicos para saber se poderá iniciar os trabalhos em quadra. A expectativa da equipe espanhola que o operou é que David retorne à competição na primeira semana de setembro e incentiva o jogador a competir já nesta data. No entanto, o argentino está receoso e não pretende jogar antes da Davis. Sua equipe cogita a disputa de um challenger em quadra rápida para colocá-lo em ritmo de jogo.

A imprensa argentina é cautelosa e muitos especialistas na cobertura de tênis ressaltam que “os prazos são muito curtos” para que Nalbandian jogue a Copa Davis. Mesmo assim contam que para Jaite o time é cordobês e mais três. David jogará duplas, se estiver mesmo em condições.
teninews.com.br
br.jooble.org