O argentino Juan Mónaco, 30º do ranking da ATP e quarto favorito ao título do ATP 250 de Gstaad na Suíça, vacilou, perdeu três match-points e foi eliminado na partida de quartas de final do torneio para o russo Mikhail Youzhny, 33º e sexto cabeça de chave.
Youzhny superou o argentino em batalha de 2h33 de duração pelo placar de 5/7 6/4 7/6 (7). Foram sete aces contra quatro a favor de Mónaco, que venceu 61% dos pontos jogados no primeiro serviço contra 67% do russo.
Em uma partida muito parelha e de muitas quebras, Mónaco levou a melhor na primeira etapa convertendo sua terceira quebra no décimo primeiro game da etapa.
Na segunda parcial o jogo seguiu duro e o russo conquistou uma quebra a mais que o argentino para fechar o placar. No terceiro e decisivo set, uma quebra para cada tenista e três match-points a favor do argentino, que os desperdiçou e acabou derrotado.
Youzhny encara na semifinal o romeno Victor Hanescu, que bateu o alemão Daniel Brands, algoz de Roger Federer no torneio, por 6/3 6/4.