Viktor Troicki, número 53 do mundo, foi suspenso pela Federação Internacional de Tênis por 18 meses por se recusar a realizar exame anti-doping de sangue no dia 15 de abril durante sua participação no Masters 1000 de monte Carlo, competição no piso de saibro.
De acordo com comunicado enviado pela ITF, Troicki realizou o teste de urina no dia, mas não quis fazer o de sangue.
O tenista entrou em um Tribunal Independente com a alegação de que a menina do Controle Anti-Doping teria dito a ele que seria aceitável não realizar o exame pois no dia ele se sentia mal. Mas o Tribunal concluiu a mesma pessoa do Controle não havia dito ao tenista essa versão por ele relatada para não realizar o exame poderia. O Tribunal concluiu que Troicki falhou e de acordo com as regras anti-doping, o tenista foi punido e ficará sem jogar até janeiro de 2015 tendo ainda cassado seu resultado no Masters de Monte Carlo.
Troicki esteve no top 20 e foi o herói do título da Copa Davis da Sérvia em 2010 vencendo o jogo decisivo e foi importante na vitória contra a Bélgica este ano na primeira rodada da mesma competição. O tenista soma um título nível ATP e nesta quinta-feira perdeu por 6/4 6/0 para Tommy Robredo nas oitavas do ATP de Umag, na Croácia.