X

Por que muda tanto do bate-bola pro jogo ? Confira dicas!

Quarta, 24 de julho 2013 às 08:00:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Paulo Muñoz, professor da USTA - Valeeeeendo! Oh palavrinha mágica! Porque será que o nosso rendimento cai quando saímos do aquecimento e começamos o jogo de verdade ? A conversa mais comum entre os jogadores é sempre esta. Falou a palavra VALENDO, tudo muda.

Precisamos criar consciência de certos mecanismos que são reais nesta transição do bate-bola para o jogo.

Quando estamos aquecendo, além da falta da pressão psicológica que muda tudo, temos um ritmo bem mais continuo de troca de bolas, mas quando começamos a jogar esse ritmo é alterado, pois começa a ter um intervalo maior entre a troca de bolas e o reinício dos pontos. Por exemplo, fazemos um rally (bate-bola) de quatro ou cinco bolas que dura não mais que alguns segundos, após o término do ponto o tempo de reposição da bola em jogo poderá durar cinco ou seis vezes mais que o tempo utilizado na troca de bolas do ponto anterior, o que significa que o jogador fica muito mais tempo parado e com a cabeça (voando) que no foco do jogo.

O trabalho da concentração mental onde sua cabeça só pensa no jogo e a sua visão não vai além das linhas da quadra faz toda a diferença.

Certa vez uma psicóloga estudando esse comportamento resolveu cronometrar os dois tempos do esporte, o de bola em jogo e o tempo total de duração da partida. A partida durou 4h25 minutos, mas o tempo de bola em movimento durou apenas 34 minutos. Surpreso não é ? Mas é assim que funciona. O jogo de tênis é mais tempo parado que correndo.

Veja como isso é real neste exemplo: começamos nosso set e, já no início, fazemos uma dupla-falta, aumentamos nossa concentração e conseguimos um ACE, e logo em seguida erramos o 1º serviço e ao colocar o 2º saque em jogo levamos um winner (passada) de devolução. Vamos analisar. Já jogamos três pontos e até agora praticamente você bateu cinco saques e o adversário apenas uma bola, mas já se passaram alguns minutos e se o jogo seguir desta forma ao invés de esquentarmos ou mantermos nosso aquecimento previamente feito, vamos ¨esfriar¨ e perder todo o ritmo que adquirimos no bate bola inicial.

Esse é um problema real, mas se temos conhecimento desta realidade, diminuímos aquela sensação que estamos ¨amarelando¨.

Um profissional do esporte, antes de cada partida, sempre faz um demorado aquecimento algumas horas antes do jogo, que inclui jogadas específicas, bate-bola, e alguns SETS. Na hora do jogo apenas reaquece por mais ou menos cinco minutos. A melhor solução para evitar essa armadilha é procurar começar o set, principalmente nas duplas, colocando a bola em jogo, fazendo o jogo acontecer, indepente do seu nível, para que as trocas de bolas sejam maiores e mais frequentes, deixando os golpes mais potentes para o momento em que você já estiver mais confiante. Em paralelo, você poderá ir estudando o jogo e a estratégia que seu adversário pretende usar e se tornar mais fácil desarticulá-la quando o set estiver caminhando para o final.

Vários profissionais fazem uso desta tática, buscando estudar as intenções do adversário e ¨virar¨ o jogo na hora certa.

A regra é: para acalmar-se se mexa bastante e constante, passe a bola para o outro lado usando golpes com velocidade que você tenha confiança de acertar mais que errar, procure construir seu jogo em acordo com o percentual de acertos naquele dia, não perca o jogo antes do seu adversário tentando fazer super jogadas que talvez você ainda não esteja preparado.

Para aumentar essa confiança treine bastante repetição dos golpes básicos e velocidades variadas nos seus treinos diários para que fiquem mais naturais na hora do VALEEENDO!!

Ate a próxima dica!

Sobre Paulo Muñoz

Dono da loja Planet of Champions, no Rio de Janeiro, é Membro da United States Racquet Stringer Association (Associação Internacional de Encordoadores - USRSA) matric nº 28477, Profissional da Associação Americana de Treinadores de Tênis, Membro da International Tênis Federation (ITF),Professor de Educação Física (CREF) nº 10184.

Cursos da CBT nível I, II, III, e treina atletas desde 1976.
teninews.com.br
br.jooble.org