O russo Mikhail Youznhy, 33º do ranking da ATP e sexto cabeça de chave do torneio, e o espanhol Feliciano López, 29º e quinto favorito, venceram suas partidas de estreia no ATP de Gstaad, na Suíça. O torneio é disputado sobre o saibro e distribui 410 mil euros em premiações
Youzhny sofreu para confirmar seu favoritismo diante do francês Paul-Henri Mathieu, 101º da ATP, e batalhou por 1h59 para superá-lo em 6/3 4/6 6/2. Agressivo, o russo converteu 13 aces a três do francês, que someteu cinco duplas-faltas a seis.
Feliciano López, por sua vez, encontrou menos dificuldades para bater o tcheco Jan Hernych, 183º, que furou o torneio qualificatório. Feli precisou de 1h12 para fechar o placar em 7/6 (2) 6/3.
O espanhol passou muitas dificuldades no primeiro set, onde nenhum dos tenistas sequer ameaçou o serviço do rival. Entretanto, as coisas mudaram na segunda etapa e descansado López levou a melhor após converter sete aces contra 10 do tcheco e vencer 88% dos pontos em primeiro serviço.
Youzhny aguarda pelo vencedor da partida entre o espanhol Pablo Andújar e o qualifier romeno Victor Crivoli. Já Feliciano encara o jovem russo Andrey Kuznetsov que superou o ucraniano Sergiy Stakhovsky por 7/5 3/6 6/2.