Em uma campanha brilhante, Federico Delbonis, 114º do ranking da ATP, furou o quali do ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, superou os ex-top 10 Tommy Robredo e Fernando Verdasco, para chegar a semifinal e conquistar a maior vitória de sua carreira ao bater Roger Federer, principal favorito.
Em difícil partida com 1h53 de duração, Delbonis foi decisivo contra Federer em tiebreaks, e o superou por 7/6 (7) 7/6(4). O suíço registrou cinco aces contra três do argentino que venceu 82% dos pontos jogados em primeiro serviço contra 78% de Federer. Cada tenista cometeu duas duplas-faltas.
Federer iniciou a partida de maneira tranquila, conquistou a quebra logo no terceiro game da partida, mas não resistiu às investidas do jovem argentino e entregou o break no game seguinte. A primeira etapa seguiu com Delbonis pressionando o serviço de Federer e vencendo os seus com certa tranquilidade. O argentino chegou a ter dois set points no décimo segundo game do primeiro set, mas só fechou o placar da etapa na quarta oportunidade, já no tiebreak.
No segundo set Federer iniciou desconcentrado, precisou salvar três break-points para confirmar game e tentar a reação. A parcial seguiu a exemplo do primeiro set, com Federer sacando em dificuldade e Delbonis um pouco melhor. Do quinto game em diante, o suíço optou por variar as jogadas e chamar o argentino para a rede. Não deu muito certo, Delbonis manteve a consistência e venceu boa parte dos pontos jogados à rede.
No tiebreak da segunda etapa a partida seguiu combatida até o nono ponto, onde Federer chamou Delbonis à rede, mas não esperava a devolução e cometeu o erro não-forçado, que deu a mini-quebra e dois saques para o jogo nas mãos do argentino.
Aos 22 anos, Federico Delbonis tornou-se o sétimo argentino a superar Federer no circuito ATP. Além dele, David Nalbandian (8 vezes), Juan Martín Del Potro (4), Guillermo Cañas (3), Franco Squillari (2), Mariano Zabaleta (2) e Lucas Arnold Ker (1), também venceram Federer.
Esta será a primeira final de torneio em nível ATP da carreira de Delbonis. O natural de Azul, que vem de quartas de final no duro challenger de Braunschweig, na Alemanha, vai encarar o italiano Fábio Fognini, que está em grande fase vindo do título no ATP de Stuttgart, também na Alemanha.