O italiano Fabio Fognini, 25º do ranking da ATP e 12º cabeça de chave na Alemanha, superou o tenista da casa e segundo favorito Tommy Haas, 11º da ATP, em partida válida pelas quarta de final do ATP 500 de Hamburgo. Na semifinal ele encara o espanhol Nicolas Almagro, 15º.
Fognini precisou de 1h21 para fechar a partida aplicando uma belíssima cruzada de direita consolidando o placar de 6/2 6/4.
O italiano entrou em quadra sacando bem e alternando os golpes para desestabilizar Haas. Contanto com o apoio da torcida local, Tommy pareceu não ter entrado na partida até o terceiro game da primeira etapa onde teve o saque quebrado e precisou correr atrás do prejuízo.
Inconsistente, Haas arriscou variação de jogadas, chegou a ter três breakpoints no sexto game, mas os desperdiçou e sacando mal viu Fognini conquistar a quebra de serviço e fechar a parcial.
Na segunda etapa Fognini começou relaxado, viu o alemão abrir 3/1, mas se recuperou devolveu a quebra e reagiu na partida. O italiano conquistou a quebra no nono game da etapa e sacou com tranquilidade para fechar o jogo.
Na partida de semifinal, Fabio encara o espanhol Nicolas Almagro, que bateu o argentino Juan Mónaco. O espanhol tem vantagem no confronto direto contra Fognini em 3/1, vencendo das partidas sobre o saibro e uma na quadra dura. O italiano, por sua vez, venceu o último encontro entre os dois no saibro de Bucareste, na Romênia, em 2009.