O suíço Roger Federer, número 5 do mundo, passou pelo tcheco Jan Hajek, número 140, em partida válida pelas oitavas de final do ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha. Em 1h12min de jogo, o cabeça de chave número 1 do torneio aplicou 6/4 6/3 no adversário.
Federer, que disse estar jogando em Hamburgo para conseguir ganhar ritmo e confiança para o resto da temporada, jogou o tempo inteiro muito concentrado. No 1º set, o suíço conseguiu a primeira quebra quando o jogo estava 2/1 para ele, mas, logo em seguida, Hajek conseguiu devolver, deixando tudo igual. Os dois confirmaram seus saques até o 5/4 para Federer, quando veio mais uma vez a quebra para ex-número 1 do mundo, que fechou por 6/4.
No segundo set, o suíço foi mais sólido ainda e não deu brechas para que o tcheco quebrasse seus games de saque. Federer aproveitou as chances que teve e quebrou o serviço do tcheco em única uma ocasião, no 3/2. Depois de perder 4 chances de fechar a partida, no saque de oponente, Federer conseguiu acabar com o jogo em seu saque, 6/3.
Nas quartas de final, Roger Federer vai encarar o alemão Florian Mayer, 45º do ranking. O suíço tenta seu quinto título em Hamburgo.