O número um do Brasil e 70 do mundo, Thomaz Bellucci, não teve uma boa estreia diante do espanhol Marcel Granollers, 51º do ranking da ATP, no ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha. O brasileiro, que tentava se recuperar no ranking somando pontos no torneio deve cair ainda mais no ranking.
Bellucci lutou por 2h08 mas parou na insistência do rival, que melhor fisicamente, fechou o placar em 6/3 5/7 6/3, mantendo assim a freguesia do brasileiro em 3/0 em partidas.
Em um primeiro set complicado o Thomaz começou melhor, desperdiçou duas chances de quebra no quinto game em erros não-forçados, que seguiram para o game seguinte onde o brasileiro teve o saque quebrado. Bellucci tentou sem sucesso uma reação no set e foi para a segunda etapa.
Na segunda parcial, Thomaz começou sacando. Nervoso, o brasileiro cometeu erros e uma dupla-falta que entregou o breakpoint a Granollers, que não desperdiçou. O espanhol abriu 2/0 e a partir daí passou a sofrer com as investidas do brasileiro. Bellucci incomodou o saque de Granollers em todos os seus games de saque daí em diante, e se aproveitou de um oitavo game ruim do espanhol que sacando com segundo serviço viu o brasileiro quebrar e igualar o placar. O jogo seguiu com Bellucci pressionando e sacando tranquilamente. O resultado foi um break primordial no décimo segundo game do set, que levou a partida a ser decidida na terceira parcial.
No terceiro set tudo parecia a favor do brasileiro, que acabou desperdiçando outros três breakpoints no quarto game e viu o rival crescer na partida. No game seguinte o Granollers conquistou a quebra e viu o brasileiro pedir atendimento médico. No retorno, Bellucci devolveu a quebra e sofreu outro revés. No último game da partida, Bellucci sacou desconcentrado e foi quebrado.
Na segunda rodada do torneio, Granollers encara o sexto favorito, o italiano Andreas Seppi.