Nesta segunda-feira, 15 de julho, começaram os treinos dos campeões do Circuito de Tênis Escolar e Universitário 2013, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, na sede de Barcelona da Academia Sánchez-Casal. Os tenistas brasileiros chegaram à Espanha no domingo, 14 de julho, dia em que puderam descansar e foram submetidos a testes promovidos pelos treinadores da academia, por onde já passaram ídolos como Andy Murray e Svetlana Kuznetsova e assim, e separados em grupos, de acordo com seus respectivos níveis técnico.
No primeiro dia de treino, os tenistas ficaram cerca de duas horas em quadra, no período da manhã, e tiveram mais duas horas de curso de idiomas - inglês ou espanhol -. À tarde foi reservada para mais treinos em quadra e preparo físico, mas a ordem das atividades varia de acordo com a idade dos jogadores. Os alunos-atletas dos estados de São Paulo, do Paraná, da Bahia, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro começaram a semana muito motivados para aprender um pouco mais na academia dos ídolos do tênis espanhol Emílio Sánchez e Sérgio Casal.
Para a universitária de Curitiba Leciane da Silva, estas duas semanas de treino serão muito importantes, pois além de aprender coisas novas e melhorar seu nível de tênis, ela está se preparando para um torneio profissional. "Estou achando o treino forte desde o primeiro dia. Vou aproveitar que estou aqui para jogar um torneio future em Barcelona. Tenho grandes expectativas de melhorar muito nesses 15 dias", comentou Leciane.
Alguns tenistas, apesar de não terem vencido suas categorias no Circuito de Tênis Escolar e Universitário, foram chamados para a viagem, devido a desistência de alguns campeões, impossibilitados de viajar à Espanha por força de outros compromissos. São eles: Rafael Silva, de São Paulo na categoria 12 anos; os cariocas Manoel Felipe de Alencar, de 14 anos, Luana Alves Guelero e Rodolfo Matias, ambos como universitários; todos eles foram contemplados com os treinamentos em Barcelona.