O suíço Roger Federer, ex-líder do ranking mundial e atual quinto da lista, conversou com a imprensa no primeiro dia de disputas da chave do ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, e na conversa relevou que escolheu jogar na cidade e em Gstaad na Suíça para ganhar confiança.
Federer, que foi eliminado na segunda rodada de Wimbledon pelo ucraniano Sergiy Stakhovsky, afirmou que a decisão de se inscrever e pedir convites nos torneios se deu de forma rápida: "Foi no dia seguinte a Wimbledon. Eu pensei, quais são as minhas opções agora? Preciso de mais prática? Preciso de mais jogos? O que o meu coração diz? Eu realmente queria jogar mais algumas partidas", contou.
"Entrei pela primeira vez no Top 10 em Hamburgo, em 2002", lembrou o suíço. "Isso é algo que nunca pode ser tirado de Hamburgo ou de mim. Era um dos meus sonhos. Sempre quis voltar, vencendo aqui. Tive vitórias marcantes e também momentos em que aprendi muito", revelou Federer.
“Agora eu simplesmente quero vencer alguns jogos, tomara que vencer alguns torneios e reconstruir minha confiança e seguir com ela para a temporada de quadra rápida", desabafou.