Tomas Berdych começou com tudo sua campanha no ATP 250 de Bastad, na Suécia. O tcheco, cabeça de chave número 1, não tomou conhecimento do argentino Martin Alund, 112º do ranking, e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 6/0, em 1h13min de confronto.
No primeiro set, o sexto melhor tenista do mundo ainda sofreu com altos e baixos e teve o saque quebrado duas vezes, embora tenha quebrado o rival em três oportunidades. Com isso, fechou a série em 6/3, saindo na frente.
Com mais ritmo nesse retorno ao saibro, o tcheco foi soberano no segundo set e conseguiu derrubar o serviço de Alund três vezes, sem ceder quebras desta vez, para aplicar um pneu e fechar o jogo com 6/0.
Nas quartas de final, Berdych encara o vencedor do confronto entre o sérvio Viktor Troicki e o holandês Thiemo de Bakker.
Quem também seguiu adiante na Suécia foi Fernando Verdasco. O espanhol se impôs diante do alemão Jan-Lennard Struff, 109º do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/5. Nas quartas, ele enfrenta o vencedor do confronto entre os compatriotas Nicolas Almagro e Guillermo Garcia Lopez.