O búlgaro Grigor Dimitrov, 29º do ranking da ATP e quinto favorito na chave do ATP de Bastad, na Suécia, encontrou muitas dificuldades para bater o italiano Filippo Volandri, 101º da ATP, de virada. O torneio é disputado sobre o saibro distribui 433 mil euros em premiações.
O búlgaro precisou de 1h32 para superar Volandri em 2/6 6/1 6/4. Dimitrov esteve melhor no serviço que o rival, converteu cinco aces a zero, entretanto cometeu quatro duplas-faltas contra uma do italiano.
Dominado no primeiro set por Volandri, Dimitrov, que sacou muito mal nesta etapa, sequer ameaçou o serviço do italiano, conseguiu salvar três chances de quebra, mas cedeu duas e precisou correr atrás do prejuízo.
Na segunda parcial o búlgaro viu seu primeiro saque entrar em jogo e o rendimento do rival cair drasticamente, foi o suficiente para Dimitrov converter duas quebras e levar a partida para o set decisivo.
Na terceira etapa da partida, o jogo foi mais parelho. cada um dos tenistas conseguiu chance de quebra em um game do rival, mas Dimitrov conquistou o break crucial em erro não-forçado de Volandri.
Nas quartas de final Dimitrov encara o cabeça de chave 3, Juan Mónaco que venceu o suíço Henri Laaksonen, que furou o qualificatório, por 6/4 6/2.