O suíço Roger Federer segue em queda no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais, a ATP. Nesta segunda-feira, pela primeira vez em dez anos, o suíço não figura entre os quatro melhores do ranking e é hoje o quinto, após queda na segunda rodada de Wimbledon.
Federer defendia 2000 pontos do troféu, mas somou apenas 45 após a derrota precoce para o ucraniano Sergyi Stakhovsky. Ele perdeu postos para David Ferrer (novo terceiro colocado) e Rafael Nadal (subiu pro quarto).
Na temporada 2013 Federer é o sexto melhor da, no ranking da corrida para o ATP Finals. O suíço acumula um título no ano, até então, no ATP 250 de Halle na Alemanha, onde superou Tommy Haas.
A última vez que Federer esteve como cinco do mundo foi em 23 de junho de 2003. Nesta data, os quatro melhores do mundo eram: o norte-americano Andre Agassi, o australiano Lleyton Hewitt, e os espanhóis Juan Carlos Ferrero e Carlos Moyá, respectivamente. Destes, apenas Hewitt segue jogando no circuito profissional.
Em dez anos de top quatro, o suíço conquistou seus 17 títulos de torneio do Grand Slam, sendo quatro Australian Open, cinco US Open, sete Wimbledon e um Roland Garros, e somando com torneios do Masters 100 e demais ATPs foram 69 títulos com soberania do Suíço, que tem o recorde de 302 semanas na liderança do ranking mundial.