Por Fabrizio Gallas - Além de Bruno Soares, o Brasil aparece com a chance, a partir da próxima segunda-feira, de obter dois tenistas qualificados para o ATP World Finals de Londres, torneio com as oito melhores parcerias da temporada e que encerra a temporada, em novembro.
Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig vão somar 1200 pontos pelo inédito vice-campeonato em Wimbledon conquistado neste sábado e saltarão aos 1740 pontos ficando com a sétima colocação do ranking da temporada deixando a dupla Scott Lipsky (EUA) e Santiago Gonzalez (MEX) fechando o grupo do top 8 e há pouco menos de 150 da dupla que manterá a sexta posição, o romeno Horia Tecau e o bielorusso Max Mirnyi.
Melo e Dodig era a dupla 28ª colocada ao início do torneio britânico.
Mesmo com a eliminação nas oitavas de final, o brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya manterão com folga a vice-liderança. Eles ganharão 180 pontos e terão 3505 ampliando a vantagem para os eliminados na estreia, os espanhois Marcel Granollers e Marc lopez que ficarão com 2300. A nova dupla número 4 do ano será a do holandês Julien Rojer e o paquistanês Aisam Qureshi, que fez oitavas e passará a ter 2155 pontos deslocando para o quinto posto David Marrero e Fernando Verdasco, da Espanha.
No ranking individual, Melo passará a ter 3950 pontos (soma 1200 e descarta 360 das quartas em 2012) e ganhará quatro colocações indo ao 15º posto, que será seu melhor desempenho.
Bruno Soares perderá posições para o parceiro Alexander Peya, os indianos Mahesh Bhupathi e Rohan Bopanna, mas ganhando o lugar do sueco Robert Lindstedt. Ele ficará com a oitava colocação.