Campeão de 2011, Novak Djokovic está de volta à final do torneio de Wimbledon, mais tradicional evento do tênis e terceiro Grand Slam da temporada. O sérvio teve um jogo complicado e de alto nível, mas venceu Juan Martin Del Potro, oitavo colocado. Foto: AELTC
O número 1 do mundo marcou 3 sets a 2 com parciais de 7/5 4/6 7/6 (7/2) 6/7 (8/6) 6/3 após 4h42min de duração na quadra central do All England Club. A partida teve duração recorde para uma semifinal de Wimbledon superando o jogo de Boris Becker x Ivan Lendl em 1989.
Djokovic, que parou na semi ano passado diante de Roger Federer, alcança sua 11ª final de Grand Slam e buscará a sétima conquista para igualar os feitos de nomes como John McEnroe e Mats Wilander na lista de maiores vencedores de Majors.
Ele tenta o segundo troféu em Londres no domingo, às 10h, contra Andy Murray, segundo colocado, ou o surpreendente Jerzy Janowicz, 22º.
O jogo
O jogo foi saque a saque no primeiro set com os dois muito firmes no fundo. Djokovic cometia mais erros no revés, mas aplicava mais vencedoras e pressionava a devolução. No 12º game, Delpo controlou com 30/0, mas cometeu erros e jogou duas bobas pra fora perdendo por 7/5 em 55 minutos.
Delpo precisou de muita raça para se safar de situações complicadas no segundo set. Salvou um break e confirmou game longo logo no início e no 3/2 salvou quatro breaks para confirmar outro game complicado. No sétimo conseguiu uma quebra com pontos incríveis como contra-deixada, winner na corrida e erros do sérvio. Ele confirmou no sufoco, mas no game final foi pra cima e fechou por 6/4 após 44 minutos.
Na terceira etapa o argentino seguiu firme no fundo e teve um 15/40 na metade do set onde errou um voleio e um backhand por pouco. Foi a vez de Djokovic ter suas chances, um 0/30 no 5/4 e um 0/40 e três set-points no 12º game. Nole vacilou com dois erros bobos e Delpo salvou a terceira chance com incrível winner de direita. No tie-break, um smash fácil na rede derrubou o gigate sul-americano. Ele cometeu outros dois equívocos e Djokovic fechou com bela defesa vencedora com 7/6 (7/2) após 1h09min.
Na quarta etapa, Delpo foi lutando, salvando games duros e tendo poucas chances até ruir no sétimo game sendo quebrado com ótimos golpes do sérvio e erro. O sérvio foi quebrado de volta com muita raça do argentino que teve um 0/30, mas confirmou e marcou 5/4. O jogo foi seguindo dramático até o tie-break onde um desafio errado parando o ponto deu a vantagem ao sérvio que abriu 6 a 4. Delpoaplicou direitas e esquerdas firmes e com muita raça se salvou fechando o set pressionando o sérvio. Ele vibrou muito ao marcar 7/6 (8/6) após 1h09min.
Na parcial final saque a saque até Delpo ter sua chance no quinto game, mas ver Nole aplicar winner para salvar. No oitavo game, Djokovic deu as cartas, abriu 15/40 e Delpo errou direita dando a quebra. Ele serviu pro jogo viu Delpo ter 0/30 e um break com 3040, mas virou e fechou com uma bola vencedora de esquerda.