O "rei do saibro", Rafael Nadal, desistiu de competir na curta temporada do piso na Europa para se preparar para as disputas em quadra rápida que seguem como preparação para o US Open, quarto e último Grand Slam da temporada, que será disputado em agosto.
Eliminado na primeira rodada de Wimbledon, o espanhol viu seu tio e treinador, Toni Nadal, afirmar que ele retornaria aos treinos já esta semana, conforme planejamento prévio. Não foi o que aconteceu e Rafa, de acordo com reportagem do jornal espanhol As, está curtindo férias em seu país.
O planejamento inicial feito por Toni incluía os torneios de Stuttgart e Hamburgos, ambos disputado na terra batida na Alemanha, descartados por Rafa que planeja "se preparar para a temporada americana em quadra dura e para o US Open, de acordo com fonte da reportagem do jornal que faz parte da equipe de Rafa.
O jornal aponta ainda que dua fonte afirmou que os médicos disseram, após a derrota em Wimbledon, que "o joelho não está pior que em Roland Garros, e não há nada de novo".