Por Jairo Garbi, consultor da Tênis ProShop, http://www.proshop.com.br Quando o tamanho da empunhadura de uma raquete está incompatível ao da mão do praticante, há boas chances de inconvenientes à saúde do braço e a qualidade do jogo.
Um erro clássico ao trocar de raquete, é adquiri-la com a empunhadura errada. Chega a ser impressionante a quantidade de tenistas com a medida do cabo (tamanho da empunhadura), incorreta para a sua mão.
Para conhecer as empunhaduras diferentes, veja a tabela abaixo e note que existem duas nomenclaturas para cada tamanho:
Veja o que uma empunhadura errada pode causar:
Se o cabo estiver fino demais, a tendência dele é rodar dentro de mão, especialmente quando as bolas tocarem nas laterais das cordas. Para que isso não aconteça, o jogador tenderá a apertá-lo. Pronto, você pode estar abrindo uma porta para o incômodo.
Se o cabo estiver grosso demais, a tendência dele é escapar da mão, especialmente quando as bolas tocarem na parte de cima das cordas. Para que isso não aconteça, o jogador tenderá a apertá-lo. Lembra do incômodo?
Saiba que, o cabo de uma raquete de tênis deve estar calçado em sua mão, tal qual um pé no sapato.
Existem várias maneiras de se identificar o tamanho ideal de uma empunhadura, mas quase todas dependem da visualização de um profissional.
Experimentalmente vamos formular uma maneira prática para tentar identificá-la:
Como 70% das raquetes fabricadas são tamanho 3 (também conhecido por 3/8, 4 3/8 ou ainda L3), empunhe uma destas como se fosse bater um golpe de direita. Muito bem, sem mexer a mão que está empunhando o cabo, coloque o dedo indicador da outra mão, entre a ponta do dedo médio (terceiro dedo) e a bochecha do dedão. Veja:
Seu objetivo é saber se o dedo indicador não coube (cabo fino para sua mão/pequeno - figura 1), se ficou justo (cabo ideal para sua mão/ok - figura 2) ou com folga (cabo grosso para sua mão/grande - figura 3)
Meio chatinho, mas funciona.
Importante:
• Na dúvida opte sempre pelo cabo mais fino, pois pode-se engrossá-lo posteriormente.
• Não coloque um cushion grip sobre outro, pois isso reduz a vivacidade das arestas do cabo, dificulta encontrar a empunhadura adequada e a raquete pode voar da mão.
• Um overgrip engrossa o cabo da raquete e isso deve ser levado em consideração.
• Se precisar, peça orientação a quem tem experiência, especialmente quando estiver adquirindo uma nova raquete.