Jerzy Janowicz, número 22 do mundo, é o primeiro homem polonês na semifinal de um Grand Slam. Nesta quarta-feira o grandalhão de 2,03m venceu o compatriota Lukasz Kubot, 130º colocado, por 7/5 6/4 6/4 e enfrentará Andy Murray na sexta-feira por vaga na final.
"Treinei duro minha vida toda. Tive problemas em minha carreira. Você treina e trabalha para esse momento. No meu caso não é fácil controlar as emoções" descreveu o tenista de 22 anos.
"Agora mesmo sou o cara mais feliz do mundo. Sonhava por esse momento. Às vezes quando se sonha muito com algo, esse algo pode acontecer".
Após o jogo, Janowicz e Kubot trocaram camisas num gesto de amizade: "Eu disse, vamos fazer nosso tênis famoso, mais popular e mostrar que a Polônia está no mapa do tênis", afirmou Kubot: "Isso nunca havia acontecido antes. É importante o fair play e mostra a amizade no circuito. Estamos lutando por cada ponto, mas quando a partida acaba, somos amigos. Mostramos que isso é só um esporte".
Janowicz, que joga apenas o terceiro torneio na grama na carreira, não quer acordar de seu sonho e almeja mais, jogar duas partidas, ou seja, estar na final do torneio mais prestigiado do mundo.
Seu rival da próxima sexta será o britânico Andy Murray: "Contra Andy será uma partida bem legal, com ótima atmosfera. Com certeza terei torcida contra que não vai me ajudar. Ele é um ótimo jogador, então não terei vida fácil. Estou muito feliz por chegar tão longe e espero do fundo que ainda terei duas partidas a disputar".