A atual vice-campeã de Wimbledon, a polonesa Agniezska Radwanska, quarta do ranking da WTA, sofreu, mas superou a chinesa Na Li, sexta da WTA, em partida válida pelas quartas de final do torneio londrino. Aga encara a algoz de Serena Williams, a alemã Sabine Lisicki.
Foto: Steve Wake/AELTC
Em 2h44 de partida, Radwanska fez 7/6 (5) 4/6 6/2, realizando um jogo praticamente impecável no fundo de quadra superando o agressivo jogo da chinesa, que somou 58 bolas vencedoras contra 32 de Aga, a maioria delas para defender-se dos golpes da rival.
No primeiro set, as duas tenistas começaram desconcentradas. Com uma quebra para cada tenista sem a sacadora pontuar já nos dois primeiros games, ficou claro que a partida de Na Li seria pautada pelo jogo agressivo e com muitas subidas à rede, enquanto Radwanska optou por se defender. No decorrer do primeiro set, o rendimento das duas tenistas melhorou, Li converteu o único ace da partida para salvar um breakpoint e no game seguinte, o nono, conquistou a quebra e foi sacar para fechar o set. A chinesa chegou a ter dois setpoints, mas teve o saque quebrado. No tiebreak, Li voltou a ter outros dois setpoints salvos por Radwanska em erros não-forçados da chinesa.
No fim do primeiro set a chuva chegou e a partida ficou suspensa por 15 minutos. Na volta, Radwanska iniciou agressiva, conquistou a quebra no terceiro game e passou a administrar o placar abriu 4/2, mas teve o saque quebrado e viu a chinesa vencer quatro games seguidos e fechar o segundo set.
No intervalo para o terceiro set, Radwanksa solicitou atendimento médico, reclamando de problemas no posterior da coxa direita. A parada esfriou o ritmo de Na Li e a polonesa aproveitou e abriu 2/0 na etapa. No terceiro a partida foi paralisada por 30 minutos em virtude da chuva e para o fechamento do teto retrátil da quadra central.
Na volta, a tenista do leste europeu administrou o placar. Defendendo-se bem, Radwanska conquistou nova quebra no quinto game e se encaminhou para o triunfo. No oitavo game Na Li deu muito trabalho, Aga precisou salvar três breakpoints para confirmar a vitória apenas no oitavo match-point após game com muito drama.
Na semifinal, a polonesa, que perdeu a final 2012 para Serena Williams, encara a algoz da norte-americana, a alemã Sabine Lisicki que superou a estoniana Kaia Kanepi nas quartas de final por um duplo 6/3.
O retrospecto entre as duas tenistas é de uma vitória para cada uma. As duas partidas anteriores foram disputadas na quadra dura.