Em entrevista concedida ao Globoesporte.com durante evento da CBT, o Masters do Brasil, Gustavo Kuerten confirmou que em 2013 fará uma nova cirurgia no quadril, a terceira. Seu objetivo é aparar as arestas de dores que ainda sente e também poder jogar exibições.
"Me sinto regular, mas o meu regular é com dor. Não piorei muito, mas eu deixei minha qualidade de vida ir caindo a cada ano que passa. Depois de cinco, seis anos, já tem uma diferença na minha vida, para brincar com a minha filha, para ficar mais agachado, para dormir tranquilo, sem dor. Achei que era o momento adequado para fazer essa cirurgia, tentar resolver esse quesito dor que está me acompanhando", disse o brasileiro que passou pela primeira cirurgia em 2002 e a segunda em 2005, encerrando a carreira em 2008.
"Sem perceber, fui vendo que muito do que eu gosto de fazer foi ficando para trás. Hoje vejo que está com uma situação favorável para fazer esta prótese, com grande possibilidade de poder voltar às quadras, jogar mais partidas de exibição futuramente. Chegou a hora de enfrentar mais uma navalha, ficar rezando para ter sucesso na operação e ano que vem poder voltar às quadras que é uma paixão eterna", destacou o dono de três Roland Garros, em 1997, 2000 e 2001.