X

Wilander, ícone da década de 80, joga no Copacabana Palace

Quarta, 12 de dezembro 2012 às 16:07:53 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O sueco Mats Wilander e o francês Henri Leconte tem estilos opostos dentro de quadra. O primeiro chegou a ser número 1 do mundo, enquanto o segundo foi o quinto melhor tenista do planeta. O fato é que ambos tornaram-se ícones do tênis mundial na década de 80 e, na próxima semana, estarão no Rio de Janeiro para a etapa inédita do ATP Champions Tour, o Grand Champions Rio, que será disputado de 17 a 20 de dezembro, segunda a quinta-feira, na quadra do Copacabana Palace.

Wilander, 48 anos, prima pela regularidade, é paciente e joga no fundo de quadra. Apareceu para o mundo em 1982, quando conquistou Roland Garros, uma após profissionalizar-se. Depois vieram mais dois títulos no saibro francês (1985 e 88), além do tricampeonato no Australian Open (1983, 84 e 88). Ao todo foram 26 títulos na carreira. Também foi crucial no tri sueco na Copa Davis também na década de 80. Ainda hoje é capitão da equipe da Suécia na principal competição por países do mundo. Estreou no ATP Champions Tour em 1999, quando foi campeão da etapa de São Petersburgo. No Brasil, disputou a etapa de São Paulo de 2007.

Aos 49 anos, o francês Leconte promete trazer descontração e carisma ao Grand Champions Rio. Dono de um estilo clássico, agressivo, ousado e criativo, é comum vê-lo em quadra fazendo jogadas diferentes. O ex-número 5 conquistou nove títulos de ATP. Esteve perto de faturar o título de Roland Garros, em 1988, mas perdeu na final justamente para Wilander. Liderou a França em seu primeiro título de Copa Davis, em 1991, ao vencer Pete Sampras, jogo considerado por ele como "o melhor da minha vida". Joga o ATP Champions Tour desde 1998, quando venceu em Aland (Suécia). Em 2008, chegou às finais em Budapeste (Hungria) e Luxemburgo. Também esteve em São Paulo na etapa de 2007.

Com a inclusão do Grand Champions Rio no calendário do ATP Champions Tour, o Brasil passa a ser o único país a receber duas etapas do evento. O torneio carioca marcará inauguração da quadra do Copacabana Palace após a reforma do hotel e contará com a participação, além de Wilander e Leconte, do sueco Thomas Enqvist, que já foi o quarto melhor jogador do mundo; do sul-africano Wayne Ferreira, ex-número 6; do francês Fabrice Santoro, ex-17o.; e do brasileiro Marcos Daniel.

O ATP Champions Tour reúne os grandes nomes da história do tênis mundial, que revivem no circuito alguns clássicos mais emocionantes do esporte. O torneio é restrito a finalistas de Grand Slams, campeões da Copa Davis ou tenistas que atingiram o posto de número 1 do mundo (além de dois convidados em cada torneio), garantindo assim o alto nível de cada etapa.

Este ano já foram realizadas etapas em Delray Beach (EUA), Estocolmo (Suécia), Zurique (Suíça), São Paulo, Medellín (Colômbia), Knokke-Heist (Bélgica) e Londres (Inglaterra), na semana passada.
teninews.com.br
br.jooble.org