A Olimpíada do Rio em 2016 pode ter duas grandes novidades nas disputas do tênis. A primeira delas seria a adoção do tie-break também no set decisivo, no lugar do tradicional set longo. Outra mudança importante pode acabar com as disputas de medalha de bronze.
O objetivo de acabar com o set longo é amenizar os problemas causados no calendário da competição. Presidente da ITF, Francesco Ricci Bitti declarou: "Os jogos esse ano foram muito equilibrados e de enorme duração. Isso arruinou o calendário" - comentou.
Já o fim da disputa de medalha de bronze segue o mesmo caminho, mas com o acréscimo de ser uma medida para que os jogadores tenham menos partidas para disputar na reta final, permitindo que desenvolvam seu melhor tênis.