O sérvio Novak Djokovic segue firme na liderança do ranking da ATP, divulgado nesta segunda-feira. Desta forma, Nole iguala o número de Jim Courier. Os destaques da lista estão para os participantes do ATP Challenger Tour Finals, atletas que escalaram a lista no top 100.
O retrospecto de Courier, hoje capitão da Copa Davis dos Estados Unidos, é de permanecer 58 semanas na liderança. Assim, Djokovic e o norte-americano ficam com o 11º maior tempo como líderes da história do ranking na Era Aberta.
Dono do melhor tênis executado no Challenger Finals, o campeão Guido Pella escalou 27 posições e agora é o 97º do mundo. O romeno Adrian Ungur, vice-campeão, ganhou 13 colocações e é o 99º. Na partida de semifinal em São Paulo, Ungur bateu o esloveno Aljaz Bedene, que subiu 12 posições e é 86º. Outro semifinalista do torneio, o também romeno Victor Hanescu, ganhou duas posições e é o 62º.
Com uma única vitória no torneio paulistano, o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo escalou cinco colocações e é 91º. O português Gastão Elias também venceu apenas uma na quadra rápida do Ibirapuera e conquistou outras cinco posições, tornado-se o 139.
Como não há disputas de torneios em nível ATP nesta época do ano, o top 100 encontrou movimento apenas em virtude do Challenger Finals.