O ATP World Finals, torneio que reúne os oito melhores do ano, começou quente nesta segunda-feira. Na abertura do Grupo A, Andy Murray, terceiro do mundo, teve trabalho, mas venceu duelo equilibrado contra o tcheco Tomas Berdych, sexto colocado do ranking.
Murray, que ano passado jogou uma partida e desistiu com lesão, derrotou o rival por 2 sets a 1 com parciais de 3/6 6/3 6/4 após 2h16min de duração.
Este foi o oitavo jogo entre os dois e o empate nos duelos.
Murray este ano foi vice de Wimbledon e conquistou os Jogos Olímpicos, ambos em Londres, e agora na O2 Arena, busca título inédito em casa. O britânico foi campeão do US Opwn btendo Berdych na semi também de virada.
Ele sai na frente no grupo onde jogam ainda hoje Novak Djokovic e Jo-Wilfried Tsonga.
O jogo
No primeiro set Murray abriu 0/40 no quinto game, não aproveitou, desperdiçou outros quatro breaks e viu Berdych quebrar para fazer 5/2 e fechar por 6/3.
No início da segunda etapa Berdych teve um 0/40, desperdiçou quatro chances e Murray passou a ser mais agressivo. Conseguiu assim a quebra, comandou até empatar o jogo. No set final ele manteve a postura agressiva, quebrou cedo e com ótimos saques comandou o placar. Após uma dupla-falta, Murray jogou o segundo match-point com o braço curto, bolas no meio da quadra, mas um erro no revés do tcheco lhe deu o triunfo.
Com o resultado, Berdych precisa desesperadamente vencer seu próximo jogo e Andy fica numa boa situação para obter uma das duas vagas de semifinal.