O tio e técnico de Rafael Nadal, Toni Nadal, passou a se contradizer em declarações sobre o retorno às quadras de seu pupilo ainda este ano. O treinador está na Argentina e revelou possibilidades. Na Espanha,há a informação de que a agenda do tenista está programada para 2013.
Após afirmar que Rafa volta às quadra de treino em 15 dias visando o Masters (ATP Finals) e a final da Copa Davis, o treinador confessou ser muito difícil que isso realmente aconteça. "é complicado que possa chegar ao Masters ou a Copa Davis. Vejo uma pequena possibilidade", afirmou.
Entretanto, Toni está confiante no processo de recuperação de Rafa: "Começaremos o treinamento de maneira suave em 15 dias. Quando estiver totalmente recuperado pensaremos em competir. O problema é que o fim do ano está nos pegando e não sei se voltaremos a competir ainda em 2012", confessou.
O ATP Finals está programado para acontecer entre 5 e 11 de novembro, na sequência entre 16 e 18 do mesmo mês será a final da Copa Davis, o que aperta o cronograma de recuperação.
Na agenda de Nadal a participação no ATP de Doha, Qatar, estaria programada como preparação para o Australian Open, de acordo com informações do jornal catalão Mundo Deportivo. Antes entre 27 e 29 de dezembro, ainda este ano, Rafa deve jogar uma exibição em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos.