Roger Federer e Marat Safin reeditarão a semi-final do Aberto da Austrália neste ano. Os dois venceram seus confrontos de semi final e farão neste domingo a finalíssima em Halle, Alemanha. Federer passou pelo alemão Tommy Haas por 2 sets a 0 parciais 6/4 7/6 (11/9). Safin venceu o argentino Guillermo Cañas por 2 sets a 1 6/3 4/6 6/2.
Safin chegou desacreditado no torneio muito por causa de uma contusão no joelho que sente desde a temporada de saibro.
O russo já anunciou que deve parar um mês após a realização do torneio de Wimbledon que começa dia 20 deste mês.
Safin não vencia em quadras de grama desde 2002. Ele chega a primeira final neste tipo de piso. Federer busca o tricampeonato em Halle, sendo o atual bicampeão (2003 e 2004).
Federer tem Safin engasgado na garganta. O russo venceu no quinto set por 9/7 no Australian Open e derrotou Lleyton Hewitt na final, ganhando o troféu do primeiro Grand Slam do ano.
Safin e Federer já se enfrentaram oito vezes e o suíço tem larga vantagem de 6 a 2. Em contrapartida ganhou nas duas vezes em que se encontraram em finais, no Masters de Hamburgo de 2002 e no Aberto da Austrália de 2004.
Federer busca seu 29º troféu na carreira em eventos da ATP. Este ano ele ganhou seis. Só este ano o suíço acumula 50 vitórias e apenas 3 derrotas. Safin busca sua 16ª conquista. Em 2005 teve um título, justamente o Aberto da Austrália.