Roger Federer manteve a terceira colocação de novo ranking divulgado nesta segunda-feira após sua conquista do ATP 500 de Roterdã, na Holanda, seu 71º troféu na carreira, mas somou pontos importantes na briga com o britânico Andy Murray, atual quarto colocado.
Federer pulou para 8330 pontos somando 1,2 mil praticamente de vantagem paras Murray e ainda estando distante de Rafael Nadal que tem 10435 na segunda colocação. Novak Djokovic segue como líder absoluto com 13630 e somando sua 34ª semana na liderança.
Quem chegou para brigar pelo top 8 é o argentino Juan Martin Del Potro, vice na Holanda. Ele está a 65 pontos de Janko Tipsarevic, o nono colocado, e a 210 do oitavo, o americano Mardy Fish. A quinta posição permanece com o espanhol David Ferrer perseguido de perto por Jo-Wilfried Tsonga. Logo atrás está Tomas Berdych.
O americano Andy Roddick despencou dez postos por descartar pontos do ATP 500 de Memphis onde foi o campeão e ocupa o 27º lugar, sua pior posição desde agosto de 2001. Milos Raonic, apesar do troféu em San Jose, defendia a final do mesmo evento e caiu três ocupando o 35º lugar.