O mineiro Bruno Soares, número 19 do ranking individual de duplas, conquistou na tarde deste domingo o bicampeonato do Brasil Open, maior torneio do país que este ano migrou para São Paulo no Ginásio do Ibirapuera. Ele conquistou o troféu ao lado do americano Eric Butorac.
Soares, vencedor em 2011 com Marcelo Melo, e Butorac superaram o mineiro André Sá, campeão de 2009 também com Melo, e o eslovaco Michal Mertinak por 2 sets a 1 com apertados 3/6 6/4 10/8 após 1h32min de duelo.
Este é o primeiro título da dupla formada este ano, o sexto individual de Soares e o 13º do americano que jogou pela primeira vez no Brasil.
Soares e Butorac marcam 250 pontos no ranking e vão subir um posto no ranking da temporada indo ao 5º lugar com 700 pontos, dentro do grupo das oito melhores parcerias que garantem vaga no ATP World Finals de Londres em novembro. Eles ultrapassarão os americanos Scott Lipsky/Rajeev Ram que tinham a mesma quantidade de pontos e só somarão 90 com as semis em San Jose, nos Estados Unidos e ficarão 20 a frente de Michael Llodra e Nenad Zimonjic, campeões do ATP 500 de Roterdã, na Holanda.
Com 150 pontos somados, Sá e Mertinak, que jogaram o segundo torneio juntos, devem se colocar entre as 25 melhores parcerias do ano. Eles agora jogam no saibro de Buenos Aires a partir de amanhã enquanto que Soares/Butorac viaja para o ATP 500 de Memphis, nos Estados Unidos.