E o Brasil não terá seu representante na decisão de seu maior torneio, o Aberto do Brasil jogado pela primeira vez no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Thomaz Bellucci largou na frente, mas sentiu exaustão, cãibras, dores no pé e levou a virada de Filippo Volandri.
Volandri, ex-top 25 e que ontem havia batido David Nalbandian, superou o paulista de Tietê por 2 sets a 1 com parciais de 5/7 6/0 6/2 após 2h33min de duração.
Bellucci entrou com boa energia em quadra em um ginásio lotado para quase 10 mil pessoas, público recorde em torneios ATP no Brasil. A partida começou com ambos confirmando fácil até Volandri quebrar e fazer 4/3. Mas Thomaz foi valente, foi pra cima, virou para 5/4. No 5/5 e seu seerviço ele sentiu um problema no pé esquerdo, parou o jogo, pediu atendimento médico. Depois de confirmar partiu pra cima e quebrou para fechar por 7/5.
Uma quebra de volandri no início da segunda etapa lhe deu confiança, seus golpes e jogo de fundo ficaram cada vez mais firmes e o cansaço passou a bater no brasileiro que terminou seu jogo da rodada anterior às 0h30 em uma vitória dramática contra Leonardo Mayer. Bellucci então passou a fazer saque e voleio fugindo de sua característica e não demorou para levar um pneu, 6/0.
Bellucci então passou a amarrar o jogo, demorar pra jogar os pontos e seguir no saque e voleio. Conseguiu na raça fazer dois games de saque, mas claramente não conseguia se mexer adequadamente. Acabou sucumbindo no quinto game e não conseguiu reagir perdendo por 6/2.
Apesar da derrota o brasileiro somará 90 pontos e vai aparecer entre os 35 melhores do mundo na próxima semana. Volandri encara Nicolas Almagro na final neste domingo às 15h.