Jarkko Nieminen, número 46 do mundo, bateu ponto mais uma vez e só fez crescer sua freguesia diante de Roger Federer na tarde desta sexta-feira. O número três do mundo e principal cabeça de chave carimbou vaga nas semifinais do ATP 500 de Roterdã, na Holanda.
Federer, campeão do torneio em sua última aparição por lá, em 2005, não teve vida fácil, mas venceu com apertados 7/5 7/6 (7/2) após 1h30min de duração.
O natural da Basileia não conseguia se impôr nas devoluções sempre sucumbindo diante da canhota firme do rival. Mas no 11º game Nieminen abriu 40/0 e vacilou, permitiu três breaks até Federer conseguir a vantagem e fechar na sequência.
Na segunda etapa Roger segurou o saque com ainda mais facilidade, desperdiçou dois breaks e precisou jogar o tie-break. Com uma bela devolução e outro bom ponto abriu 5 a 1 e concluiu após erro do nórdico.
Este foi o 13º jogo entre os dois e Federer não sabe o que é derrota. Neste sábado às 16h30 ele mede forças contra o russo Nikolay Davydenko, ex-top 3 e atual 49º, que superou o francês Richard Gasquet, 16º, por 7/5 6/3. Davydenko chegou a ter 3/5 na primeira etapa, mas virou.
São 18 jogos entre os dois e Federer levou a melhor em 16 incluindo o último, em Doha, no Qatar, em janeiro por um duplo 6/2.