Na semana em que a CBT confirmou a possibilidade do retorno do Brasil para o circuito WTA em 2013, as meninas que disputam o Torneio Feminino de Pré Temporada 2012 - Copa Saque de Tênis Feminino, torneio que tem patrocínio oficial de Bioextract Farma Service, Saque e Mahogany, e que tem premiação de R$5 mil, falaram sobre a possível volta de um torneio da elite do tênis feminino para o país.
"É muito motivador pra gente, pra conseguir buscar bons resultados, baixar bem o ranking e conseguir jogar o torneio. O calendário já tem melhorado, as meninas têm viajado mais pra fora também, e a volta de um torneio como esse é muito importante", disse Paula Gonçalves, que tem como objetivo em 2012 chegar entre as 250 melhores do mundo.
A gaúcha Gabriela Cé também vê o tênis feminino em nova fase. "Acho que a gente tá numa nova fase, com muito mais apoio do que anos atrás, acho que isso é uma concretização desse trabalho", disse ela, que disputa seu primeiro ano como profissional.
Já a carioca Ana Clara Duarte diz que o WTA no Brasil é uma conquista. "É fruto de todo esse investimento, a gente vai ter olimpíadas em 2016, cada vez mais gente tem investido no tênis, as meninas têm conseguido mais apoio e isso é muito legal. A gente sabe que é um torneio grande, que não é fácil de entrar, são poucos convites e nem todo mundo vai poder jogar, mas só o fato de ser aqui no Brasil é uma conquista muito grande", completou.
Ana Clara Duarte, Gabriela Cé, Liz Bogarin e Paula Gonçalves venceram os duelos decisivos do dia e disputam a semifinal amanhã, quinta-feira, a partir das 18h.
Nos jogos desta quarta-feira, Ana Clara Duarte venceu Maria Eduarda Medeiros por 6/2 6/1 e confirmou-se como primeira do grupo. A segunda classificada foi Liz Bogarin, que passou por Bárbara Luz por 7/6 6/1. No Grupo B, Paula Gonçalves venceu sua terceira partida, 6/2 6/1 sobre Flávia Araújo, e é a primeira do grupo. A outra classificada foi Gabriela Cé, que venceu Laura Cardone com 6/2 6/4.
As meninas também elogiaram o nível técnico do torneio. "O nível técnico está muito bom, mesmo com duas baixas importantes, que deixariam o torneio ainda mais forte (Roxane Vaisemberg e Vivian Segnini desistiram por contusão), a organização conseguiu juntar jogadoras num bom nível, está sendo uma pré-temporada muito boa", disse Paula Gonçalves.
A rodada de quinta-feira abre às 18h, com Ana Clara Duarte enfrentando a gaúcha Gabriela Cé. A seguir, Paula Gonçalves decide a outra semifinal contra Liz Bogarin.