Fernando Gonzalez, ex-top 5 e que recebeu um convite para o Aberto do Brasil jogado pela primeira vez em São Paulo, foi eliminado pelo ex-top 20 Igor Andreev, atual 121º, na noite desta terça-feira. O tenista segue em sua turnê de retirada das quadras que acontece em março.
Gonzo, vice-campeão do Aberto da Austrália em 2007, caiu por 6/2 6/3 em apenas 1h04min de duração. O tenista sofreu cirurgia no quadril e após meses parado não conseguiu o bom ritmo desejado anunciando na semana passada sua aposentadoria.
"Hoje o Andreev jogou muito bem, firme no saque e não me deu chances", disse o tenista em entrevista à televisão em quadra. Ele explicou o motivo pelo qual não tentará disputar os Jogos Olímpicos, competição pelo qual tem uma medalha de Ouro nas duplas em Atenas, um bronze em simples na mesma época e uma prata em Pequim 2008: "Me falta energia após vários anos em quadra. Então por isso prefiro gastar a pouca energia que tenho com outras coisas ao invés de ir pros Jogos e não poder estar no meu melhor".
Gonzo jogará o ATP de Buenos Aires na próxima semana e finalizará em março no Masters 1000 de Miami, torneio que escolheu a dedo para encerrar a carreira. "Miami representa muito para mim e minha família. Espero jogar bem e encerrar de maneira satisfatória esse último torneio".
Na coletiva de imprensa após o jogo, o chileno afirmou que o desgaste físico foi um dos fatores chave para o encerramento de sua carreira. "Atualmente o calendário está muito apertado. Jogamos torneios quase todas as semanas, então o desgaste físico é muito grande, por causa disso não tenho mais condições de aguentar uma partida de tênis", finalizou.