Roger Federer fez sua primeira aparição em uma primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis desde 2004 e acabou perdendo os dois jogos que fez contra os Estados Unidos em plena Friburgo sobre o piso de saibro. O suíço lamentou a derrota, mas não abaixa a cabeça.
"Acho que jogamos bem", disse o suíço sobre a queda com Stanislas Wawrinka diante de Mike Bryan e Mardy Fish em quatro sets que eliminou a derrota por 3 a 0 da Suíça no confronto: "Foi uma partida de alto nível com muito pouca diferença entre nós. Talvez eles tenham sido um toque melhores do que a gente. Jogamos bem por um longo período, mas falhamos em alguns games. Mas eles foram bem e mereceram a vitória no final de semana", comentou Federer que perdeu em simples também em quatro sets para John Isner enquanto que Wawrinka perdeu em cinco para Fish.
Questionado se a queda afetará a participação no decorrer da Davis, Federer sentenciou : "Não", e declarou: "Estou levando as coisas rodada a rodada e nosso próximo desafio é em setembro. A princípio estou dentro, vamos ver o que acontece a partir de agora".