A Rússia, que esteve a um ponto de ser rebaixada para a segunda divisão da Copa Davis na partida entre Thomaz Bellucci x Mikhail Youzhny em Kazan em setembro passado nos Playoffs, mais uma vez se viu perto de uma derrota, mas virou e respira na busca por vaga nas quartas.
Depois de levar 2 a 0 com os inexperientes Alex Bogomolov Jr. e Igor Kunitsyn, o capitão Shamil Tarpischev mandou à quadra Nikolay Davydenko e Mikhail Youzhny. Os dois ex-top 10 de simples sofreram, mas na raça viraram sobre os especialistas em duplas Alexander Peya e Olivier Marach com parciais de 7/6 (7/1) 6/7 (9/7) 7/5 3/6 6/4 após batalha de 4h45min.
Os russos estiveram atrás com 3/1 na quinta etapa, mas fizeram quatro games seguidos para assegurar o primeiro ponto em duelo contra a Áustria jogado no piso rápido e coberto de Wiener Neustadt, na Áustria.
Neste domingo o time da casa conta com apenas uma vitória para alcançar as quartas do Grupo Mundial pela primeira vez desde 1992. Jurgen Melzer faz a primeira partida contra Bogomolov e a seguir Andreas Haider Maurer pega Kunitsyn. Os capitães podem realizar alterações nas equipes.