Os suíços liderados pelo todo poderoso Roger Federer não foram capazes de superar os americanos Mardy Fish e Mike Bryan e foram derrotados por 3 sets a 1 dando adeus ao Grupo Mundial da Copa Davis 2012. O jogo ocorreu nas quadras de saibro de Friburgo, na Suíça.
Após terem perdido as duas partidas de simples na tarde de ontem, Federer e Wawrinka entraram com um só pensamento, a vitória. Porém em pouco mais de duas horas, Fish, que substituiu Ryan Harrison, e Bryan derrotaram de virada os suíços com parciais de 4/6, 6/3, 6/3 e 6/3 e garantiram vaga nas quartas de final do Grupo Mundial da Copa Davis.
A dupla formada por Roger Federer e Stanislas Wawrinka começou o jogo de maneira perfeita: quebrando o serviço de Fish logo no primeiro game. Dali em diante a dupla suíça foi controlando a partida até fechar o 1° set em 6/4.
Na segunda parcial a partida continuava equilibrada até que no oitavo game Wawrinka executou duas duplas faltas e praticamente entregou o seu serviço para os americanos. No final Bryan confirmou o saque, fechou em 6/3 e os americanos igualaram a partida em 1 a 1, após 28 minutos.
O 3° set continuava equilibrado com todos os tenistas esbanjando qualidade na rede. Porém com duas quebras a favor dos americanos, Fish e Bryan fecharam a terceira parcial em 6/3. No quarto set a torcida bem que tentou mas Federer e Wawrinka já davam claros sinais que a partida estava perdida. No último game do jogo, Federer errou três bolas de esquerda teoricamente fáceis, o que culminou na derrota da Suíça e na vitória dos Estados Unidos.
Agora a Suíça voltará a jogar a repescagem (playoffs) do grupo mundial em setembro, ainda sem um adversário definido.