Pela primeira rodada do grupo Mundial II da Federation Cup, a Copa Davis feminina, as japonesas atuando na cidade de Hyogo, no Japão, abriram vantagem de 2 a 0 contra a Eslovênia. Pela mesma chave Suiça, que atua como mandante na cidade de Fribourg, e Austrália empatam por 1 a 1.
A japonesa Kimiko Date-Krumm, número 78 do mundo, abriu o marcador para o Japão após derrotar a eslovena Polona Hercog, 36ª colocada, por 2 sets a 1 com parciais de 2/6 6/4 6/2 em 2h12min. No outro duelo mais uma vitória para as asiáticas. Dessa vez Ayumi Morita (64ª) venceu a rival Nastja Kolar (275ª) por 2 sets a 1 com parciais de 2/6, 6/4 e 6/3 em 1h41min de jogo.
No domingo a Eslovenia joga a vida para se manter na competição, e continuar brigando por uma vaga na elite da Fed Cup. Hercog joga contra Morita e na sequência Krumm enfrenta Kolar. Nas duplas Morita volta a quadra para jogar com Rika Fujiwara. Pelo lados das eslovenas atuam Polona Hercog e Andreja Klepac.
No outro duelo válido pelo Grupo Mundial II da Fed Cup Austrália e Suiça empatam por 1 a 1. No primeiro jogo vitória de Samantha Stosur, número 5 do mundo, contra Timea Bacsinzky, 244ª colocada, por 2 sets a 0 com parciais de 6/2 e 7/5 em 1h33min de jogo.
Na segunda partida a suíça Stefanie Voegele, número 144 do mundo, surpreendeu e venceu a australiana Jarmila Gadjosova, 44ª colocada, por 2 sets a 1 com parciais de 6/0 6/7 (10/8) e 8/6 em 2h33min de jogo.
No domingo será a vez de Voegele encarar Stosur, e logo na sequência Gadjosova jogar contra Bacsinzky. O confronto que ocorre nas quadras de saibro de Fribourg, na Suiça, terá ainda o duelo de duplas. Pelo lado australiano jogam Jelena Dokic e Casey Dellacqua. As mandantes irão atuar com Bacsinky e Amra Sadikovic.