João Olavo Souza, o Feijão (Amil/Asics/Wilson), número 108 do mundo, carimbou mais uma grande vitória na noite desta quinta-feira e conquistou vaga na fase quartas de final doATP 250 Viña del Mar, no Chile, evento sobre o piso de saibro que distribui US$ 398.250 em prêmios.
Feijão, que treina no CT da Amil no Rio de Janeiro (comandado por Ricardo Acioly), superou o chileno Fernando Gonzalez, ex-top 5 e atual 290º do mundo, por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 7/6 (8/6) após 1h47min de duração. Gonzalez já esteve entre os cinco melhores em 2007, ano que fez a final do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano. O chileno é detentor de onze títulos nível ATP e ganhou o evento chileno em quatro oportunidades.
Na partida de hoje o brasileiro saiu dominando abrindo 4/0 e fechando por 6/3 com uma quebra de serviço. Na segunda etapa Gonzalez subiu de nível, marcou 4/1 com duas quebras, mas o jovem de 23 anos soltou seu potente jogo para fazer 5/4. No tie-break Feña, como é chamado pela torcida local, marcou 4 a 2, mas João Souza foi pra cima e fechou no segundo match-point.
Esta é a quarta vez que Feijão alcança a fase quartas de final de um ATP na carreira - foi semifinalista em Santiago (Chile) em 2010, Kitzbuhel (Áustria) e quadrifinalista em Bucareste (Romênia) Ele lutará pela terceira semi nesta sexta-feira, a partir das 17h, diante do argentino Juan Ignacio Chela, 25º colocado e segundo favorito ao título.