A retratação de Nicolas Almagro foi rápida. Depois de ter dito não acreditar em uma nova convocação para Davis, o jogador voltou atrás e resolveu esclarecer o teor de suas declarações. Entre as coisas que comentou, negou ter problemas com Albert Costa.
Almagro afirmou entender sua ausência da final: "Estou perfeitamente consciente de minhas limitações e sei que não teria lugar na equipe. Os que jogaram eram, sem dúvidas, as melhores opções disponíveis" - disse.
Ele tratou de elogiar os dois tenistas titulares e reforçou entender sua ausência na decisão: "David Ferrer e Rafa Nadal são, indiscutivelmente, os dois melhores tenistas do mundo nesta superfície (saibro). Além disso, para as duplas até um juvenil seria melhor convocado do que eu".
Almagro afirmou ainda que não tem problemas com o capitão Albert Costa: "Ele (Costa) fez o que acreditava precisar ser feito para conquistar a Davis e os resultados comprovam isso. Quero deixar claro que minha convocação é unicamente decisão de quem convoca. Não tenho nenhum problema e nem nunca tive com ninguém".
Ele nega ter falado algo desrespeitoso: "Não falei mal de ninguém e nem com menosprezo. Falei com educação e respeito sobre um assunto que diz respeito a mim" - encerrou.