Ser defensivo vai deixar Rafael Nadal em situação complicada diante de Andy Murray nesta sexta-feira na semifinal de Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano e pelo qual buscará vaga em sua quinta final consecutiva. O número 1 concedeu entrevista à rede britânica BBC.
"Não posso de maneira nenhuma ser defensivo se eu quiser ganhar. Murray é um dos jogadores mais talentosos do circuito. Tenho que jogar meu melhor se quiser ter chances de vitória", disse Nadal lembrando da experiência do rival pelo qual venceu onze vezes em quinze partidas: "Sempre jogamos em ótimos momentos de nossas carreiras, grandes estádios. E o Murray está ganhando cada vez mais experiência no circuito. Este ano já fez final (Austrália), semis (Roland Garros) e agora outra semi em Slams".
Nadal destacou que o treino desta quinta-feira foi leve e se preocupou mais em descansar durante o dia. Ele se recupera da lesão no pé esquerdo pelo qual está tomando anestésico para conseguir entrar em quadra. Segundo Rafa o esforço é todo por causa de Wimbledon, torneio que mais gosta: "Estive bem perto de me retirar. Foi um duro momento no 1º set pois eu não sabia o que estava acontecendo. Senti um 'crack' no pé, mas dei sorte, fiz os exames e estou bem. Estou jogando com efeito de anestésico, preciso tomar injeção antes de cada partida. É sempre um risco jogar assim, mas aqui é Wimbledon, sempre foi um sonho jogar este torneio. Depois daqui terei 5 semanas sem torneios e espero ter tempo de descansar".
O atual líder da ATP, campeão do torneio nos em 2008 e 2010, destacou os motivos para gostar mais de Wimbledon do que de Roland Garros, pelo qual venceu seis vezes: "Na Espanha Roland Garros sempre é o mais especial dos jogadores e pra mim também era ainda mais depois dos títulos que ganhei lá. Mas aqui se tornou melhor pois nenhum espanhol vencia há 40 anos (Manolo Santana havia sido oúltimo em 1966). Quando joguei no juvenil aqui em 2002 eu amei o lugar, o clube, talvez um dos melhores do mundo. E também porque jogar na grama é diferente, você pode ir pra rede, pode usar variação com slice, preciso sair um pouco do meu estilo e isso é divertido".