A tcheca Petra Kvitova, número oito do mundo, alcançou, na manhã desta quinta-feira, sua primeira final de Grand Slam na carreira. A jovem de 21 anos alcançou a decisão de Wimbledon, torneio mais tradicional do tênis, disputado na grama, ao bater Victoria Azarenka.
A tcheca precisou de 1h44min para bater a bielorussa número cinco do mundo, por 2 sets a 1 com parciais de 6/1 3/6 6/2.
Kvitova deu as cartas na primeira etapa e com bons serviços (seis aces) e 13 bolas vencedoras (contra quatro de Azarenka) quebrou duas vezes para fazer 6/1 em 27 minutos.
Azarenk, campeã de Miami na temporada, veio disputa a dar o troco, se aproveitou de uma rival mais errática no começo e marcou 3/0 para sustentar a vantagem e fechar por 6/3 com apenas um equívoco contra oito da oponente.
Na terceira etapa Kvitova saiu na frente com 3/0 e salvou um 15/40 com bom voleio e depois winner para abrir 4/1. Azarenka tremeu na base e no segundo match-point em seu serviço cometeu dupla-falta: 6/2 Kvitova.
As estatísticas mostram a superioridade de Kvitova que disparou 40 bolas vencedoras contra nove da rival. Ela errou 14 contra metade de Victoria.
Semifinalista do ano passado, Petra enfrenta Maria Sharapova na final. Será o segundo encontro entre as duas. A russa levou a melhor em Memphis (EUA) no ano passado.
Azarenka disputou apenas sua primeira semi de Major.