Rafael Nadal, número 1 do mundo, acusou a Federação Internacional de Tênis (ITF), de não se preocupar com o repleto calendário dos jogadores e nem pela provável ausência dos melhores do mundo das eliminatórias da Copa Davis. Federação responde e pede proposta de Nadal
"O problema é a Federação Internacional de Tênis. Não querem mudar nada. Nunca podem mudar nada no calendário, nada no formato da Copa Davis. E isso é ruim pois os melhores do mundo muitas vezes não podem jogar", disse o espanhol que confirmou sua ausência do confronto diante dos Estados Unidos.
A Espanha viaja para Austin, Texas, EUA, para jogar no piso duro coberto após o torneio de Wimbledon, na grama: "Pra mim é duro, mas para a ITF não importa. Eles devem pensar no que acontece, mas não pensam em nada, seguem ganhando dinheiro e tudo bem".
"Sempre tento jogar a Copa Davis. Pra mim é uma má notícia não poder ir aos Estados Unidos. Adoro defender meu país. Mas a ITF não ajuda os jogadores e eu não posso jogar esta eliminatória. Não tenho mais 18 anos, estou com 25 e venho jogando muitas partidas".
Nadal ainda destacou: "Não é possível ser o número 1 ou 2 do mundo jogando todos os confrontos da Copa Davis". Rafa jogou na primeira rodada e o atual número 2, Djokovic, não esteve na estreia diante da Índia em março.