Rafael Nadal, número 1 do mundo, levou a melhor num jogaço e verdadeira batalha diante do argentino Juan Martin Del Potro, 21º colocado, carimbando o passaporte rumo às quartas de final de Wimbledon, terceiro Grand Slam das temporada, que é disputado na grama.
O espanhol necessitou de 3h52min para vencer o encontro por 3 sets a 1 com parciais de 7/6 (8/6) 3/6 7/6 (7/4) 6/4 em duelo realizado na quadra central do All England Club.
Esta é a sexta vitória do natural de Manacor em nove jogos contra o tenista de Tandil e é a 18ª vitória seguida de Rafa no evento britânico. Ele foi campeão de 2008 e 2010, mas não jogou em 2009 com uma lesão no joelho.
Na quarta-feira o próximo oponente será o americano Mardy Fish, nono da ATP, que desbancou o tcheco Tomas Berdych, sétimo, por 7/6 6/4 6/4. Nadal venceu todos os cinco jogos que fez contra Fish, mas o último foi disputado apenas no US Open de 2008.
O jogo
Um jogo de alto nível com os dois metendo a mão na bola e cometendo poucos erros e partida com dramas pros dois jogadores. Os números mostram a qualidade. Foram 61 winners do espanhol contra 44 do sul-americano, 16 equívocos de Rafa e 21 de Delpo.
Na primeira etapa muito equilíbrio com os dois sacando bem. Nadal jogando de forma agressiva teve um break e depois duas outras chances no décimo game, mas o argentino sempre se safou com potentes serviços. O argentino teve um break no 5/5, mas Nadal serviu bem e foi pra cima para se salvar. O jogo foi ao tie-break e Nadal pediu atendimento sentindo dores no pé esquerdo. Del Potro reclamou, gesticulou e teve 3 a 0 no desempate no retorno, mas viu o espanhol desferir bom forehand para igualar. Mesmo cometendo alguns erros Nadal se manteve firme, salvou um set-point e com dupla-falta do argentino marcou 7/6 (8/6) após 1h20min.
Na segunda etapa Nadal mostrou um pouco de dificuldade na movimentação, cometia erros ao se movimentar pra bater o forehand na corrida. Delpo aproveitou e também explorou seu revés para quebrar no oitavo game. Ele abriu 5/3 e não desperdiçou fechando por 6/3.
Na terceira etapa o argentino continuou fechando a porta com o saque e não ofereceu nenhum break para o europeu. Nadal, por sua vez, teve games um pouco mais complicados, mas confirmava. Outro momento de drama. Delpo escorregou, levou um tombo e precisou ir ao vestiário para ser atendido no quadril. Mas não era nada sério. O jogo acabou indo ao tie-break. Um erro bobo na direita permitiu que Nadal marcasse 4 a 2. O espanhol então foi pra cima e fechou por 7/6 (7/4).
Na quarta etapa Nadal conseguiu sua única quebra despachando o forehand com winner. Muita vibração do espanhol que no game seguinte saiu de 0/30 com bons serviços para marcar 4/2. A partir daí Delpo não teve mais chance, nem com o apoio da torcida que queria ver mais jogo na quadra central. Nadal encerrou o duelo com erro forçado e comemorou.