Roger Federer, número três do mundo, levou um susto e precisou virar partida de quatro sets para garantir vaga em sua 29ª quartas de final seguida em Grand Slams nesta segunda-feira. O Rei da Grama busca igualar Pete Sampras que é heptacampeão de Wimbledon.
Federer, campeão do torneio entre 2003 e 2007 mais 2009, precisou de 3h02min para superar o russo Mikhail Youzhny, 17º colocado, com parciais de 6/7 (7/5) 6/3 6/3 6/3 em duelo realizado na quadra 1 do All England Club.
O suíço acabou vacilando no tie-break da primeira parcial, mas logo foi pra cima e conduziu com tranquilidade para ter uma quebra no segundo, fechando por 6/3. O suíço teve que batalhar para salvar quatro breaks no início da terceira parcial e ganhou confiança para fazer 5/0. Com mais uma bobeada ele permitiu a reação de Youzhny que diminuiu para 3/5, mas Roger estava atento para marcar 6/3.
Na quarta etapa o natural da Basileiasaiu quebrando, fez 2/0, salvou um break de Youzhny e foi conduzindo bem até ter chances no oitavo game. O russo lutou, se livrou de dois match-points, mas deu dupla-falta e permitiu outra chance. Federer não desperdiçou e fechou: 6/3.
Esta foi a 100ª vitória de Federer na superfície (perdeu 14) onde possui 11 títulos (seis de Wimbledon e cinco em Halle, Alemanha). Ele está a um triunfo de igualar Sampras que ganhou 101 partidas. Federer lutará por vaga nas semifinais diante do francês Jo-Wilfried Tsonga, vice-campeão do ATP 250 de Queen´s (Londres), que superou o espanhol David Ferrer por 6/3 6/4 7/6 (7/1).
São cinco jogos entre os dois e Federer ganhou quatro, os três últimos com facilidade. Os dois jamais jogaram na grama.