A presença do Príncipe William e da Princesa Kate no camarote real da quadra central de Wimbledon não enervou Andy Murray que elevou seu nível para se classificar às quartas de final do terceiro Grand Slam do ano, disputado na grama e torneio mais tradicional do tênis.
O número quatro do mundo precisou de 2h04min para derrubar o francês Richard Gasquet, 13º colocado, por 3 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/3) 6/3 6/2.
Gasquet fez um ótimo primeiro set e desperdiçou uma chance de quebra logo no início. Não deu oportunidades na devolução do tenista da casa, mas sucumbiu ao alto nível de Murray que apareceu no tie-break. Com belos pontos o escocês marcou 7/6 (7/3) e passou a devolver melhor no jogo quebrando no oitavo game da segunda parcial para fazer 6/3. No terceiro set uma quebra logo no quinto game deu margem pro britânico aplicar seu melhor tênis e Richard perder confiança. Com outra quebra após bom lob defensivo ele fechou após salvar break no último game.
Este foi o quinto jogo entre os dois, a terceira vitória de Murray, terceira seguida. O natural de Dunblane busca a terceira semi seguida em casa diante do vencedor do espanhol Feliciano Lopez, que derrubou o polonês Lukasz Kubot em batalha de cinco sets com parciais de 3/6 6/7 (7/5) 7/6 (9/7) 7/5 7/5. Lopez salvou match-point no tie-break.
Lopez foi chamado, na rodada anterior, de Deliciano Lopez pela mãe de Murray através do twitter.
Murray ganhou todos os quatro jogos contra Lopez, nenhum deles foi realizado na grama.