Ex-número 2 do mundo e campeão juvenil do US Open em 2009, Bernard Tomic, atual número 158 do mundo em simples e tenista de apenas 18 anos, aprontou uma surpresa neste sábado ao eliminar o sueco Robin Soderling, quinto do ranking, na terceira rodada de Wimbledon.
O jovem australiano temperamental, que já foi desclassificado de torneio por mau comportamento, já brigou com Lleyton Hewitt, se aproveitou de problemas estomacais do nórdico bi-vice-campeão de Roland Garros em 2009 e 2010 para marcar 3 sets a 0 com parciais de 6/1 6/4 7/5.
Esta é a melhor campanha da vida de Tomic que tem pouca experiência em torneios da ATP. Ele bateu nas rodadas anteriores os russos Nikolay Davydenko e Igor Andreev. Com o resultado ele garante vaga entre os cem melhores do mundo e será o número 1 do país após a queda de Hewitt na segunda rodada justo diante de Soderling, em cinco sets.
Tomic se torna o primeiro tenista de 18 anos a atingir a quarta rodada em Londres desde Michael Chang e Goran Ivanisevic em 1990.
Em busca de melhorar sua campanha e garantir vaga nas quartas, o tenista nascido em Stuttgart, na Alemanha, encara o belga Xavier Malisse, 42º, que superou o austríaco Jurgen Melzer, por 3 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/5) 6/3 6/0.
Malisse ganhou o único jogo realizado entre os dois na grama de Queen´s, em 2010, em três sets.