Rafael Nadal segue embalado em Wimbledon. O número 1 do mundo aumentou sua invencibilidade para 16 partidas no torneio ao despachar o americano Ryan Sweeting por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/4, em 2h07min. Na 3ª fase, ele escapou do canadense Milos Raonic.
Pela primeira vez o natural de Manacor jogou sob o teto retrátil fechado na quadra central do All England Club, por conta do tempo instável nesta quarta-feira em Londres. E parece não ter sentido diferença.
No primeiro set, Nadal já mostrou todas as suas conhecidas credenciais. Sólido, com ótimos contra-ataques e com precisas subidas à rede, o tenista aproveitou dupla-falta de Sweeting no quarto game para controlar a parcial. Rafa administrou bem seus serviços a partir daí e fechou por 6 a 3.
O segundo set foi ainda mais tranquilo. Nadal deu show, incluindo jogadas plásticas e cruzadinhas indefensáveis. Rapidamente, o número 1 do mundo abriu 4 a 0. Sweeting ainda escapou do pneu após muita luta, antes de ver o oponente fechar a série por 6 a 2.
O terceiro set foi bem mais parelho. Nadal quebrou no terceiro game após erro feio de voleio do americano. Sweeting aproveitou a desvantagem para soltar o braço e devolver a quebra. O jogo ficou mais equilibrado, mas na hora decisiva o espanhol foi brilhante. Quando tinha o break point no sétimo game, ele deu uma passada cruzada sensacional e assumiu a liderança.
Na próxima sexta-feira o bicampeão do torneio em 2008 e 2010 (não jogou em 2009) enfrenta o luxemburguês Gilles Muller, canhoto número 92 do ranking, que perdia 3/2 no 1º set quando viu o canadense Raonic cair e machucar o quadril, abandonando o jogo.
Nadal e Raonic era o jogo esperado da terceira fase. O canadense tem um jogo muito agressivo e é o líder de aces com 500 saques indefensáveis em 2011.
Curiosamente, Muller foi o último a eliminar Nadal antes de uma final de Wimbledon o batendo na segunda rodada de 2005. Nadal foi vice do torneio em 2006 e 2007 ficando com o troféu nas duas outras participações.