O espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, se disse emocionado por ter aberto, pela primeira vez, os jogos na intocável quadra central do All England Club que só é usada durante o torneio de Wimbledon. A situação é dada somente para o campeão masculino do ano anterior.
Em 2009, Nadal teve a chance, mas problemas no joelho o tiraram o torneio: "Foi uma grande emoção voltar a esta linda quadra. Foi um imenso prazer poder abrir o torneio este ano já que não consegui jogar em 2009", revelou o campeão de 2008 e 2010 que bateu o americano Michael Russell por 6/4 6/2 6/2.
O espanhol porém ficou "com pena" de estragar a grama: "Essa quadra é a mais bonita que já vi, dá pena estragá-la", disse o espanhol que gosta de jogar com a superfície danificada como fica ao longo dos dias com o passar dos jogos: "Mas ao mesmo tempo jogo muito bem quando ela está danificada".
Rafa comentou brevemente sobre seu desempenho: "O primeiro set foi mais ou menos, mas depois passei a bater bem com meu forehand".
Sobre o americano Ryan Sweeting, seu próximo oponente, Rafa destacou: "Joguei contra ele na Austrália em janeiro. Não vai fazer milagre em seis meses pra melhorar tanto, mas com certeza jogará melhor. Em Melbourne ele estava nervoso e agora ão deve acontecer o mesmo, por isso será mais perigoso".